terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resumo da reunião da Comissão de Currículo do dia 6 de novembro de 2012


Dando início a uma nova fase de nossos trabalhos, no último dia 6 de novembro aconteceu a primeira reunião da comissão que tratará da elaboração do arcabouço curricular dos Centros de Línguas.  Presentes estavam Juscelino e Ivo do NCIL, Bárbara da SUPLAV, Marina do CIL 02, Isabel do CILT, Marcelo do CILGama, Sara do CIL Guará, Denis e Renata do CIL 01, Daniela do CILC e Luana do CILSobradinho. 

Feitas as apresentações dos representantes de cada escola, iniciou-se a discussão com as preocupações em relação à situação atual dos CILs. Percebeu-se no discurso dos representantes de Taguatinga e do Guará a inquietação no tocante ao desafio que os profissionais nos Centros de Línguas terão que enfrentar com a nova proposta. Os presentes concordaram no que diz respeito à preparação dos profissionais para esta reestruturação a fim de que não corramos o risco de cairmos em um retrocesso, principalmente diante do que vem acontecendo nos últimos anos na rede regular de ensino. A professora Bárbara ressaltou a importância de se trabalhar com uma abordagem que atenda melhor aos anseios dos alunos de hoje e que permita que desenvolvam uma maior autonomia e possibilidade de aprendizagem por meio das novas tecnologias. A professora Isabel enfatizou que não basta trabalhar com novas tecnologias, mas que para que esses instrumentos funcionem, é necessária uma preparação dos educadores para seu uso eficiente. 

O professor Ivo alertou para a importância de que todos os professores se envolvam no processo de construção das Diretrizes Curriculares por meio dos instrumentos que estão sendo disponibilizados para a elaboração dos documentos, como o Blog e a plataforma Moodle. Apesar das dificuldades encontradas no curso das atividades, o Professor Juscelino pontuou que o trabalho que está sendo feito pelas comissões é consistente e que têm surgido propostas que poderão ser recomendadas como políticas de ensino de línguas, esperando-se que isso supere os obstáculos impostos pelo próprio sistema, tarefa que passa pela construção de um currículo bem estruturado que deverá ser elaborado coletivamente. Salientou que o processo passará por discussões sobre o papel do professor e do aluno, assim como pela discussão da abordagem que poderá orientar o trabalho nos CILs doravante. 

O professor Juscelino passou, então, à discussão sobre a metodologia de trabalho, explicando que o meio de comunicação entre os membros da comissão será o e-mail. Mensagens serão enviadas a todos os membros e aos gestores. O Blog continuará a ser usado, assim como a Plataforma Moodle. Um dos pontos a serem discutidos será a avaliação, tanto dos alunos quanto a institucional. Como não há um modelo de avaliação para os CILs, tentar-se-á criar algo que tenha esse papel. Deixou claro que a discussão sobre a avaliação se dará depois das discussões do currículo. Primeiro acontecerá uma discussão mais geral sobre o currículo, com palestra da Subsecretária Sandra Zita. 

Foi levantada a questão do trabalho com ciclos que será estabelecido pela SEEDF e ponderou-se o quanto isso poderá afetar o processo avaliativo nos CILs. O professor Ivo aproveitou para dizer que se voltará a discutir o Curso Específico, nesta comissão ou em uma subcomissão. A representante de Taguatinga alertou sobre a importância de um acompanhamento da implantação do novo currículo, para que não incorramos no problema surgido com a implantação do Específico.

A professora Renata, do CIL 01, sugeriu que o processo de implantação se desse em duas fases, primeiro com turmas piloto no novo currículo e com implantação geral no segundo semestre. Sugeriu-se também que a implantação acontecesse somente no segundo semestre, mas que a redução de aula e os horários para os Cursos FIC já fossem adotados. Porém, pediu-se que esses horários fossem dedicados à preparação dos professores e ao planejamento dos cursos a serem implantados nessa modalidade, mas também à reestruturação do curso regular, que passaria para cinco anos somente a partir do 2º semestre. O professor Juscelino disse que verificaria com os órgãos competentes da SEEDF a possibilidade de que o processo ocorra dessa forma e que o NCIL procuraria ter alguma resposta quanto a isso até o próximo encontro, que acontecerá somente no dia 22 de novembro, já que o dia 15 é feriado. 

Sem mais, os representantes do NCIL se comprometeram a colocar as informações sobre esta reunião no Blog o mais breve possível e os representantes dos CILs a divulgarem entre seus pares os encaminhamentos que deverão ser dados a fim de que o processo de reestruturação curricular das escolas se dê da forma mais consistente e democrática possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário