segunda-feira, 9 de julho de 2012

Relato da reunião do dia 05 de julho de 2012


No dia 05/07/12 tivemos nosso encontro com os membros das comissões que estão elaborando as novas diretrizes. Nele, o professor Roger Pena, gerente da GENESP, fez uma explanação sobre o propósito das comissões e esclareceu alguns pontos que estavam preocupando muitos educadores em relação à elaboração das novas diretrizes dos Centros Interescolares de Línguas. Primeiramente, deixou claro que o trabalho proposto pretende basear-se nos anseios e expectativas das escolas e não ser uma imposição da Gerência e nem de qualquer outra área da Secretaria de Educação, mas que há aspectos que transcendem os documentos a serem elaborados pelas comissões e que algumas decisões deverão fundamentar-se em estudos prévios dos impactos que as mudanças poderão causar. Por isso, afirmou que não são verdadeiros os comentários que vêm surgindo nessas escolas de que já é certo que a jornada ampliada irá acabar nesses centros. O Gerente ressaltou que, ao se discutirem possíveis mudanças, todas as variáveis devem ser levadas em conta de modo a encontrar opções que mais melhorias possam trazer às instituições, porém sempre por meio de estudos prévios e simulações que explicitem os prós e os contras de qualquer modificação.  Afirmou que tais análises já estão em processo para que, quando essa questão for colocada em pauta, todos possam ter uma visão clara do que é factível e desejável.

Também refutou a possibilidade de que seria interesse da Secretaria de Educação que os Centros de Línguas acabassem. Informou que mais verbas estão sendo programadas para financiar ainda mais o trabalho nessas instituições, por meio do aumento do valor do PDAF e de disponibilização de recursos destinados à Gerência de Escolas de Natureza Especial. Além disso, disse que está em andamento o processo de elaboração de um edital que tem como objetivo abrir vagas nos Centros de Línguas para profissionais da área de LE que já estão na Rede Pública de Ensino do DF e que demonstrem capacidade e proficiência necessárias para atuarem nos CIL. Disse que é ilógico, portanto, pensar que a SEEDF estaria pensando em fechar os CIL exatamente quando tantas ações estão sendo realizadas no sentido de dar mais apoio financeiro e de pessoal a essas escolas.

Finalmente, com relação ao processo de destributarização dos CIL, deixou claro que isso não faz parte das discussões das comissões, já que é uma determinação que faz parte das Estratégias de Matrícula dos CIL desde 2010, estabelecida em acordo entre a SEEDF e essas instituições em 2009. Porém, diante da preocupação de alguns profissionais, já que se teme um esvaziamento das turmas por motivo da extinção da tributariedade, ele se propôs a fazer um questionamento em relação a essa questão ao Conselho de Educação e às instâncias jurídicas da SEEDF a fim de que se pronunciem e deem um parecer que resolva de uma vez por todas essa questão.

Depois da fala do professor Roger, o professor Juscelino, chefe do NCIL, iniciou a discussão quanto à missão dos CIL, primeiro tema das novas diretrizes a ser trabalhado. Utilizou o espaço da plataforma Moodle destinado à elaboração colaborativa dos textos, onde algo já havia sido escrito preliminarmente para facilitar o início dos trabalhos e orientar a colaboração. Depois de várias discussões e ponderações, chegou-se ao seguinte texto, que trata da MISSÃO de nossas instituições:


Missão

Preparar alunos da rede pública de ensino do DF, tendo em vista sua formação integral, como falantes de outras línguas, autônomos na esfera da comunicação, e que percebam a linguagem como insumo para uma aprendizagem contínua, sob a perspectiva da tolerância cultural e respeito à diversidade humana. E, em caráter suplementar, oportunizar a formação continuada de professores de LEM da rede pública de ensino do DF. (Texto preliminar ainda passível de modificações)

 Os outros temas que também deveriam ser discutidos – Visão, Objetivo Geral e Objetivos Específicos dos CIL – ficaram como trabalho a ser realizado no ambiente virtual para que possam ter sua redação finalizada na próxima reunião, dia 12 de julho. O professor Juscelino informou que o local do novo encontro ainda será confirmado via e-mail e Blog.

Demais detalhes das discussões que não foram expostos aqui estão registrados em ata e estarão disponíveis no NCIL a todos que desejarem informar-se dos pormenores do trabalho das comissões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário