Iniciou-se a reunião às 14h50 no
dia 04 de outubro de 2012. Lida a ata referente à reunião prévia, o professor
Juscelino deu início às discussões falando brevemente sobre as visitas feitas
aos CILs que as requisitaram. Ressaltou a importância dessas ações e a boa
impressão que a equipe da GENESP teve em relação à preocupação demonstrada
pelos educadores dessas escolas, que procuraram esclarecer suas dúvidas e
entender melhor o papel de todos neste processo de construção das diretrizes. O
chefe do NCIL procedeu à votação das propostas apresentadas. O CIL 01 optou
pela proposta 1; o CIL 02 escolheu a 3, com a ressalva de que a entrada do
aluno se desse de acordo com a realidade de cada instituição, e não
prioritariamente na 5ª série; o CIL Brazlândia votou na 3; o CIL Gama votou na
proposta 1; o CIL Ceilândia votou na proposta 1; o CIL Guará votou na proposta
2; o CIL Taguatinga votou na proposta 3; e o CIL Sobradinho votou na proposta
3.
Proposta 1 – 3 votos
Proposta 2 – 1 voto
Proposta 3 – 4 votos
Foi aprovada a proposta 3 por
maioria de votos. O CIL do Guará expressou a mesma preocupação do CIL 02 em
relação à porta de entrada. Ressaltou-se que ela seria apenas prioritária na 5ª
série e que adaptações seriam possíveis de acordo com a realidade de cada
instituição. Os membros das comissões
indagaram se a implantação da nova estrutura se daria já no 1º semestre. O professor
Juscelino falou do seguimento que se daria após esta definição. Disse que um documento
já estaria sendo elaborado para sistematizar as decisões tomadas pela comissão.
Acatou-se a sugestão de que a comissão que tratará do currículo já entrasse em
ação nas próximas semanas. Sugeriu-se também que se fizesse um fórum para
discussão no dia da avaliação institucional dos CILs, de modo a esclarecer a
todos como se dariam as mudanças. A professora Malu ressaltou que para que essa
avaliação institucional com esse fórum tivesse validade, que alunos e pais
deveriam participar. Porém, viu-se que
seria muito difícil realizar esse encontro entre os CILs numa data tão próxima.
Sugeriu-se, então, que esse encontro se desse na semana pedagógica no começo do
ano. Propôs-se que a implantação se desse a partir do 2º semestre de 2013,
depois de um planejamento e preparação para o processo durante o 1º semestre.
Outra proposta seria a implantação da carga horária aprovada já no próximo semestre, mas com a mudança
curricular a partir do 2º. O professor Juscelino disse que essas decisões ainda
deveriam ser tomadas, além da definição da carga horária semestral. Ficou previamente
definida a carga de 45 horas/relógio por semestre, ficando a carga horária
final do curso em 450 horas/relógio. Porém, sugeriu-se que se fizesse um estudo
dos calendários nos últimos cinco anos para se ter certeza de que essa carga
mínima é a mais adequada, considerando-se a questão dos feriados subsequentes
nas sextas-feiras. Propô-se também a extinção da aula dupla nas sextas para
evitar esse problema. Ficou decidido que se procuraria algum documento legal
que defina a hora/aula nas escolas públicas, pois presume-se que ele não existe.
A professora Malu sugeriu que na estrutura de um curso de 5 anos se poderiam manter as divisões de ciclos, ao final dos quais os alunos poderiam ser certificados. Isso teria como objetivo fornecer mais informações sobre a conclusão dos cursos no censo, o que poderia modificar os dados de evasão.
Finalmente, sugeriu-se pegar projetos já existentes nos CILs e transformá-los em FIC pilotos. O próprio projeto da Copa poderia entrar nessa categoria.
O professor Juscelino finalizou o trabalho dizendo que todas as decisões relativas às atribuições desta comissão e que suas atividades poderiam ser encerradas. Disse também que outros encaminhamentos, além da construção do documento final, seriam levados a cabo pela equipe do NCIL e oportunamente disponibilizados para análise e divulgação.
A professora Malu sugeriu que na estrutura de um curso de 5 anos se poderiam manter as divisões de ciclos, ao final dos quais os alunos poderiam ser certificados. Isso teria como objetivo fornecer mais informações sobre a conclusão dos cursos no censo, o que poderia modificar os dados de evasão.
Finalmente, sugeriu-se pegar projetos já existentes nos CILs e transformá-los em FIC pilotos. O próprio projeto da Copa poderia entrar nessa categoria.
O professor Juscelino finalizou o trabalho dizendo que todas as decisões relativas às atribuições desta comissão e que suas atividades poderiam ser encerradas. Disse também que outros encaminhamentos, além da construção do documento final, seriam levados a cabo pela equipe do NCIL e oportunamente disponibilizados para análise e divulgação.
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