terça-feira, 3 de julho de 2012

Resumo da reunião de 28/06/2012



No dia 28 de junho de 2012, no CIEF (907/908 Sul),  foi realizada a segunda reunião com a comissão que tratará das Diretrizes Institucionais dos Centros de Línguas. Estiveram presentes representantes de todos os CIL envolvidos neste trabalho, assim como a professora Aparecida, assessora da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF, o professor Roger Pena, gerente da GENESP, o professor Juscelino Sant'Ana, chefe do NCIL, a professora Ana Cristina da Silveira Chaves, coordenadora do NCIL e do projeto "CIL Um Gol de Educação na Copa de 2014, e o professor Ivo Marçal, também coordenador pedagógico do Núcleo, que redigiu a ata da qual estas informações foram retiradas.
O professor Roger fez uma explanação geral sobre os trabalhos a serem realizados e explicou que a elaboração das Diretrizes Institucionais será realizada primeiro, pois a partir delas é que o trabalho dos Grupos que cuidarão do Currículo e Avaliação e da Gestão de Pessoas será orientado. Além do fato de serem essas diretrizes a base para as atividades das outras comissões, espera-se que elas delineiem a Estratégia de Matrícula dos CIL para o próximo ano. Por esse motivo, o prazo final para a entrega desse documento será em agosto de 2012 a fim de que, sendo aprovado pelas instâncias pertinentes, seja ele o documento norteador do trabalho nestas instituições a partir de 2013.
O Gerente informou também que o mesmo trabalho de reestruturação acontecerá nas Escolas Parque, seguindo os mesmos critérios de elaboração dos documentos que serão utilizados para os CIL, com a participação dos profissionais da educação que trabalham nessas escolas. Ressaltou que isso se dará a partir da concepção pedagógica das instituições, à qual a esfera administrativa deverá adaptar-se a fim de facilitar a consecução dos objetivos pedagógicos que serão delineados com os representantes de cada escola. Eles deverão fazer o papel de elo entre os profissionais em suas escolas de origem e a Secretaria de Educação, representada pela GENESP, nas discussões que serão levadas a cabo tanto presencialmente quanto à distância. 
Posteriormente, o professor Juscelino explicou que o longo período de greve dos professores impediu que o primeiro cronograma de elaboração das novas diretrizes fosse cumprido, o que exigiu que fosse elaborado outro dentro de um calendário mais apertado. Porém, a fim de atender à urgência das demandas, disse que um Blog, a plataforma Moodle e o Facebook serão utilizados como instrumentos para otimizar os trabalhos das comissões.
O chefe do NCIL procedeu, então, a uma análise dos três últimos regimentos dos CIL, já que os dois primeiros ainda não foram localizados. Essa análise serviu de base para uma discussão preliminar sobre as novas diretrizes durante o encontro e de ponto de partida para o trabalho que será realizado em cada escola antes da próxima reunião no dia 05/07/12. O chefe do NCIL ateve-se aos itens relativos à missão e aos objetivos destas instituições, fazendo comparações sobre o teor de cada texto e frisando aspectos que mostram como a essência de cada um deles se coadunava com questões didático-pedagógicas, além de políticas, relativas à época de sua elaboração. Mostrou como fomos passando de objetivos mais abrangentes a uma visão mais focada no aluno ao longo do tempo, além de aspectos que já traziam a perspectiva de ampliação desse foco à formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino do DF, com o potencial de tornar os CIL centros irradiadores de recursos humanos dentro da Secretaria de Educação. Sugeriu-se, nesse ponto, que projetos com a EAPE fossem retomados e incluídos no documento oportunamente.
Feita a análise e conduzida a discussão aos aspectos mais relevantes, foram marcadas as datas para os próximos encontros, que acontecerão nos dias 05, 12 e 26 de julho, possivelmente no mesmo local. Para a reunião do dia 05/07, o professor Juscelino pediu que fossem discutidos nas escolas temas relativos à missão e aos objetivos dos CIL e que algo já fosse redigido pelos representantes para apresentação na reunião. Ressaltou que o Blog e a plataforma Moodle também servirão para que as primeiras ideias sejam discutidas e o documento comece a ser elaborado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário