segunda-feira, 30 de julho de 2012

Resumo da reunião de 26 de julho de 2012

Em nossa última reunião pudemos avançar um pouco mais na construção de nossas Diretrizes Institucionais. O texto relativo à Missão dos Centros de Línguas foi novamente modificado de acordo com as sugestões trazidas pelos membros das comissões e foi possível também finalizar os textos preliminares relativos à Visão e ao Objetivo Geral. Também trabalhamos com os objetivos específicos, mas devido ao avançado da hora, decidiu-se dar continuidade à estruturação desse item  por meio de sugestões que os colaboradores deixarão na plataforma Moodle para análise em nossa próxima reunião, que acontecerá no dia 9 de agosto, provavelmente no local de sempre.

A fim de que todos possam acompanhar o trabalho até agora realizado pelas comissões, transcrevemos abaixo os textos elaborados em nossas reuniões até o momento:

Missão

Preparar alunos da rede pública de ensino do DF, tendo em vista sua formação integral, como aprendizes de outras línguas e suas respectivas culturas, autônomos na esfera da comunicação, e conscientes da linguagem como insumo para uma aprendizagem contínua, sob uma perspectiva inclusiva e de respeito à diversidade humana. E, em caráter suplementar, oportunizar a formação inicial para alunos de graduação em LEM na Faculdade de Educação da SEDF, assim como formação continuada a professores de LEM da rede pública de ensino do DF. 

Visão

Serem centros de referência nacional no ensino de línguas que proporcionem uma aprendizagem de forma significativa, democrática, plural e sob uma perspectiva cidadã e inclusiva. 

Objetivo Geral

Propiciar condições para que o aluno desenvolva de forma colaborativa a competência comunicacional em espaços de aprendizagem diversos.

Objetivos Específicos


  • Proporcionar ambientes de interação entre os diferentes sujeitos envolvidos na aprendizagem da língua estudada;
  • Promover intercâmbio entre as culturas de diferentes línguas;
  • promover projetos específicos que envolvam o uso de diferentes línguas em contato com manifestações estéticas variadas;
  • Selecionar/sistematizar e socializar conhecimentos (conteúdos) que contribuam para a formação de sujeitos críticos e participativos;
Objetivos voltados aos profissionais do ensino de LEM
  • oportunizar formação sistemática e continuada aos profissionais dos Centros de Línguas, bem como debate de situações problemáticas que envolvem a aquisição de línguas;
  • criar ambientes para troca de experiência profissional e proposição de soluções pedagógicas.


Esperamos que em nossa próxima reunião possamos finalizar esses textos preliminares, que tratam do que desejamos fazer, para então começarmos a discussão a respeito do "como" fazê-lo.

Ressaltamos que estamos ainda em processo de elaboração dos documentos que orientarão nosso trabalho nos próximos anos. Por esse motivo, o que acima foi transcrito tem caráter preliminar e poderá sofrer alterações de acordo com as propostas que os colaboradores trarão de seus pares depois de discussões que serão realizadas, virtual ou presencialmente, em suas escolas de origem.   É muito importante que haja ampla divulgação de nossos trabalhos e uma efetiva participação dos profissionais em cada CIL neste processo, a fim de que os participantes das comissões tenham a certeza de estarem devidamente representando as opiniões, perspectivas e anseios de todos nossos colegas que desejam fortalecer e melhorar ainda mais o trabalho pedagógico em nossas instituições.

2 comentários:

  1. Bom, conversamos com o grupo do noturno hoje. Dois pontos interessantes foram a inclusão de cursos de formação para funcionários dos CILs em LEM e da inclusão no objetivo geral sobre o fato de prepararmos os alunos para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Isabel,
      Somente agora pude responder seu comentário de junho. Sinto por não o ter percebido. É que eu havia esquecido que os avisos sobre os comentários somente vão para o e-mail da GENESP, por meio do qual o Blog foi criado, e não para meu e-mail.
      Agradeço por você nos ter alertado sobre isso, pois é realmente importante manter um bom acompanhamento da participação dos membros das comissões para estimular que mais gente participe.
      É uma pena não termos respondido em tempo hábil, mas a partir de agora teremos o cuidado de verificar sempre se novos comentários estão surgindo.
      Um agradecido abraço,
      Ivo

      Excluir