segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resumo da reunião de 13 de setembro de 2012


A reunião teve início com a fala do professor Roger sobre a implantação da Faculdade de Educação do DF. Explicou brevemente como se dará o processo e qual poderá ser o papel dos CILs nela. Enfatizou a importância de se discutir com objetividade e rapidez a duração dos cursos nos CILs, pois disso dependeria o trabalho que se seguiria com a comissão que discutirá a implantação da faculdade. Cabe ressaltar que tal comissão, que ainda não foi criada, contará com a participação de representantes dos Centros de Línguas e que esse processo não visa a descaracterizar estas instituições de ensino, mas sim enriquecer e fortalecer o trabalho que nelas já vem sendo realizado.

Passou-se, então, à leitura da ata relativa à última reunião. Lido o documento e feitos os adendos, iniciou-se a discussão sobre a possibilidade de redução do tempo dos cursos nestas escolas. Verificou-se no discurso dos presentes que existia a tendência entre os educadores em todas as unidades a aceitarem uma diminuição desse tempo, mas que um aprofundamento nesse tema precisaria ser feito. Falou-se da proposta apresentada pelo grupo do CIL do Guará em reunião prévia, na qual o currículo pleno de 7 anos (para quem o inicia na 5ª série) e 6 anos (para quem inicia na 7ª série), passaria para 6 e 5 anos, respectivamente. O professor Roger propôs que os horários voltados a cursos livres/projetos, que poderiam surgir caso a proposta de redução da carga horária de aula no diurno fosse aprovada (proposta do CIL de Sobradinho), poderiam ser usados para atender alunos que terminassem o curso e desejassem dar continuidade à prática da língua estudada, por meio de atividades que teriam o formato dos cursos FIC (Formação Inicial/Continuada), já em funcionamento nas Escolas Técnicas, de acordo com as estratégias do PRONATEC.  Esses cursos poderiam ter também outro público-alvo, de acordo com as demandas em cada instituição.

Apresentaram-se, então, as seguintes propostas a serem discutidas em cada CIL: 1ª - redução do curso em 1 ano, com entrada na 5ª e na 7ª séries, ficando a duração de 6 e 5 anos, respectivamente; 2ª – diminuição do tempo em 1 ano, nos mesmos moldes, com redução do horário de aula no diurno e implantação de cursos FIC; 3ª – redução do tempo de curso para 5 anos para qualquer aluno, com entrada prioritária na 5ª série e suplementar na 7ª, mas também com a implantação de cursos FIC. Com a apresentação destas propostas, ficou clara a necessidade de definição sobre a redução ou não da aula no diurno. Recorde-se que a sugestão é a de reduzir o horário de aula de 100 para 80 minutos (mesma carga do noturno), o que abrirá espaço para os cursos FIC em horários que mais convenham a cada instituição. Esses cursos deverão ter carga horária específica, devidamente registrada, podendo ter caráter semipresencial, sem necessidade de avaliação formal (provas) e com certificação dos alunos ao final do processo mediante critérios a serem estabelecidos.

É importante esclarecer que se está fazendo a devida consulta à SUGEPE quanto às propostas que são apresentadas nos trabalhos da comissão, pois é imprescindível que se tenha a certeza de que não ferem as determinações legais relativas à carga horária de professores e alunos, entre outros aspectos relevantes no funcionamento dos CILs, antes de a comissão tomar qualquer decisão.  Porém, espera-se que os representantes de cada escola promovam discussões sobre essas possibilidades com seus pares, a fim de que em nossa próxima reunião – 20 de setembro – se possa chegar a um consenso e, caso tenhamos a resposta da SUGEPE em relação ao que se propõe, fique estabelecida a duração dos cursos nos CILs e a carga horária dos mesmos. Ressalte-se que não entrou nessa discussão o Curso Específico, que será objeto de reavaliação em momento oportuno.

Informações complementares

Clique neste link para ter acesso a informações sobre os cursos FIC: Normatização dos Cursos FIC.

Os Cursos de Formação Inicial/Continuada (FIC) são um conceito da Educação Profissional, que têm como objetivo a oferta de atividades de aprendizagem de menor duração, com foco no enriquecimento profissional dos trabalhadores. Os CILs, como instituições que oferecem formação complementar, poderiam fazer uso deste instrumento, principalmente levando-se em conta que projetos e atividades que já possuem características de cursos FIC vêm sendo realizados em muitos Centros de Línguas há vários anos.

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